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Gustav Mahler, regente e compositor: o máximo do sinfonismo pós romântico |
Gustav Mahler já era reconhecido como um regente
importante, admirado por seus contemporâneos, quando decidiu compor sua
primeira sinfonia, o que demorou nove anos: entre o verão de 1881 e o outono de
1890. A estréia se deu quatro anos depois em 1894, em Budapeste e não teve uma
recepção muito acalorada nem do público, nem da crítica.
Antes ele havia trabalhado três ciclos de canções, Lieder Eines Fahreden Gesellen, Das Klagend Lied e o monumental Das Knaben Wunderhorn, que também
alcançaram pouco sucesso. A forte influência de Robert Schumann, as
dificuldades colocadas no pentagrama, além da tentativa de se criar uma escola
expressionista pós-wagneriana, eram algumas das queixas.
Mas, o mundo da música, regentes, compositores e
estudiosos naquele final de século, sabiam que isso tudo era uma bobagem. E que
o maestro boêmio estava propondo uma nova forma de composição, rigorosa é
verdade, mas que propunha uma inusitada interação entre a orquestra sinfônica e
a partitura.
Por esta razão, quando ele anunciou ainda em 1894 que
apresentaria uma segunda sinfonia, criou-se uma grande expectativa nos meios
musicais. De tal forma, que Richard Strauss, outro gigante, não esperou nem a sua
conclusão. Em março de 1895, ele regeu os três primeiros movimentos, em Berlim,
para uma plateia de embevecidos visionários.
Mahler não tinha pressa em concluir sua segunda sinfonia.
Entretanto, ao participar das cerimônias fúnebres do maestro Hans von Bulow,
ele se apaixonou por um coral juvenil que cantava um hino com letra de
Friederich Klopstock chamado Auferstehen
(Ressureição) e decidiu colocá-lo no último movimento, com solos de uma soprano
e de uma contralto, ou meio soprano.
No processo criativo de Mahler, nada é linear ou
descompromissado. Desta forma, no quarto movimento ele ainda colocou uma canção
do ciclo Das Knaben Wunderhorn, Urlicht (Luz Primordial). No que se
refere a orquestração e desenvolvimento de temas e melodias de toda a sinfonia,
o compositor usou todo o seu conhecimento e experiência de regente. Embora o
conjunto orquestral seja formado por 120 músicos, com formações back stage
(fora do palco) e instrumentos dobrados, todos, simplesmente todos os músicos
são exigidos no limite de suas competências.
Em dezembro de 1895, o próprio Mahler regeu a estréia
completa da obra, também em Berlim. O frisson foi tão grande nos meios musicais
que três regentes se ofereceram para assisti-lo na preparação: Arthur Nikisch,
Bruno Walter e Felix Weingartner. Nikisch e Weingartner já consagrados e Bruno
Walter ainda despontando em sua carreira.
Ao final da execução, uma certeza. Mahler chegara até
aquele momento ao limite máximo da criação. Sua segunda sinfonia era, sem
dúvida, o máximo que o sinfonismo poderia alcançar.
Neschling,
Mahler e a OSM
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John Neschling ensaia Mahler com a OSM: condução mágica |
Mahler morreu em 1911. Sua obra permaneceu então
escondida em um escaninho onde só os gigantes como Bruno Walter, Furtwangler,
Klemperer ou Toscanini, eventualmente sacavam uma ou outra peça. Só saiu de lá,
definitivamente, no inicio dos anos 70, quando Lucchino Visconti valeu-se do
adágio da quinta sinfonia para ilustrar a abertura de seu filme Morte em
Veneza, adaptação do romance de Thomas Mann.
Quase todos os grandes maestros passaram a ser obcecados
por Mahler. Justa obsessão eu diria.
Cabe aqui uma observação pessoal, muito pessoal, se os
meus leitores, bem poucos é verdade, me permitem. Nestes últimos três anos
tenho acompanhado o trabalho do maestro John Neschling à frente da Orquestra
Sinfônica Municipal de São Paulo. Há que se registrar o que ele fez com as
partituras de Verdi, Aída, Falstaff, Otello, Il Trovatore. Também o esmero com
que ele se dedicou a difícil Sinfonia Dramática de Respighi. Ou ainda a sua
versão tonitroante e inquieta da Salomé de Richard Strauss. Inesquecível a suíte
orquestral de Peter Grimes, de Benjamin Britten. Ou a Quinta Sinfonia de Shostakovitch.
Entretanto, quando ele se debruça sobre Mahler, parece se transfigurar. É como
se ele estivesse em Berlim em 1895.
O mais curioso é que este sentimento é percebido pelos
músicos que se contagiam pela precisão dos movimentos do maestro e se entregam
a leitura e a interpretação que a composição exige. Neste final de semana, 13 e
14 de fevereiro, Neschling chegou à perfeição regendo a segunda sinfonia de
Mahler e elevou a Orquestra Sinfônica Municipal ao panteão das grandes
orquestras sinfônicas do mundo. Conduziu
com firmeza o Coral Lírico e permitiu as duas cantoras brasileiras, a mezzo Lídia
Schäffer e a soprano Camila Titinger, brilharem no ponto exato da partitura
mahleriana.
Depois da primeira, da terceira, da quarta, da quinta e
da nona, Neschling encarou o desafio de reger a segunda e mostrou que entre ele
e Mahler há algo mais que uma partitura e uma orquestra. Para que não fique com
gosto de pouco, este ano ainda teremos a raríssima sexta.
Não e qualquer cidade que tem um privilégio desses.
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