segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Literatura, beisebol e um jantar incomparável


A vida  me ensinou que a gente encontra a expressão da existência nos locais mais inesperados. A senhora Maria Elvira Acosta Castillo provavelmente passaria desapercebida em qualquer lugar do mundo.  Filha de uma família de camponeses, ela saiu do campo e foi para Havana em busca de uma melhor formação cultural e uma resposta que satisfizesse sua inquietação. Transformou-se em professora do ensino fundamental.

Sempre gostou da arte de juntar palavras e pensamentos. E nesse mister escreveu um conto mágico que falava de si mesma, dos sonhos revolucionários e da ambição de uma Cuba livre e democrática. Motivada pelo esposo Ed, decidiu inscrever o seu trabalho no Concurso Hemingway, de contos e novelas. E foi premiada com o primeiro prêmio.

Em Cuba, este feito notável não foi suficiente para leva-la ao programa do Faustão. Ela voltou a rotina de professora e mãe. Junto com o filho Yordano e Ed decidiram criar um Paladar, um restaurante familiar típico de Havana.

Tivemos o privilégio de compartilhar um jantar especialmente preparado por dona Elvira. Deliciosos camarões e lagostas preparados a moda criolla, que deixaram as meninas extasiadas com a qualidade dos alimentos. Eu um pouquinho mais radical preferi as costillas de cerdo com bolinhos de malanga, que eu confesso não consegui identificar até agora do que se tratava, mas que eram saborosíssimos, sem dúvida.

De quebra, esta senhora de 50 e poucos anos, rosto marcante, pequena, de pele cor de café com leite, e os olhos vivos e atentos, nos premiou com uma edição de seu novo trabalho: um livro infantil chamado El Aguacero Mágico, que começa assim:

“Llueve em el Caney de las Mercedes y por todo el lomerío solo se escucha el repicar de las gotas de lluvia. De las montañas bajan pequenos torrentes que van al encuentro del gran rio, mientras em sus nidos y madrigueras, los habitantes del monte esperan com paciência a que cesse la lluvia. Para ellos es uma bendicion, porque cuando el campo florece el monte se llena de um verde nuevo que da gusto, el amigo rio crece y canta alegre avisándoles a todos que habrá agua limpia y suficiente para los próximos meses.

Tambien los niños del Caney de las Mercedes reciben el aguaceiro com la alegria de quien va a um compleaños. Y es que em verdade la lluvia es el mejor regalo que se le puede hacer a la querida Mamá Tierra. Por eso a los niños les encanta jugar bajo la lluvia, correr entre los charcos y nadar em los arroyos que bajan de las lomas. Ah, pero cuando sus padres los llamam poniendo fin a la diversion y deben resignarse a mirar el agua caer desde sua ventana, el tic-toc de las gotas se vuelve monótono y las caritas languidecen em mil bostezos de aburrimiento” .....

Foi um grande noite. Um jantar melhor ainda, marcado também pela paixão e pelas histórias de Ed e Yordano. O velho um veterano lançador, o jovem um potente primeira base, possuidor de uma direita espetacular. Nas ruas de Havana, os meninos se entreguem com paixão ao beisebol. Passado o tempo de divertir-se, lotam as bibliotecas públicas para se deliciar com a literatura de todo o mundo.

Cuba é realmente um país fantástico!


O anjo do Caribe


Ivelise é uma jovem bartender cubana que aceitou meu desafio e preparou-me o célebre Banana Daiquiri. O mais típico coquetel cubano, o mais saboroso e o mais difícil de ser preparado.
Com mãos de fada e uma agilidade de uma gazela, ela se movimentou com tal competência entre as garrafas que faria Tom Cruise transformar-se em um relés fazedor de caipirinhas.
Para quem não sabe, o Banana Daiquiri recebe em sua formulação: gelo picado, suco de limão, açúcar, ron branco, triple sec, licor de plátano e uma banana . Tudo isso batido no liquificador, servido em uma taça de margarida e decorado com hierva buena (hortelã).
Sorvi aos goles. Ivelise é linda, com sua habilidade promove as melhores viagens. E desafia: “aceito qualquer desafio”. Alguém se habilita?

Um comentário:

  1. Já até ouvi uma certa frase... "só um pedacinho"...
    E lá se vão camarões, daiquiris, morritos, ....

    SAUDADES!

    ResponderExcluir