domingo, 18 de dezembro de 2011

Adeus João, amigo, parceiro, irmão



João Bittar Neto: sua amizade vai nos fazer muita falta



Ei João, meu amigo, meu irmão! De repente me dei conta que partilhamos a mesma paixão, pelo mesmo tango, “Sus ojos se cerraran y el mundo sigue andando”. E que, por acaso, Le Pera e Carlitos trabalharam nesta canção a morte como tema.

Dei-me conta João, que nestes mais de 40 anos, fomos parceiros inseparáveis. E partilhamos desde as broncas do padre Aristides, que forjaram a mim, a você e a seu irmão José, como se fossemos um metal bruto em busca de um ourives que nos formatasse.

Partilhamos João aquela aventura louca da IstoÉ, no quartinho apertado da rua Padre Joao Manuel. Cobrimos juntos as greves daqueles tresloucados de São Bernardo e juntos vimos nascer o PT e a CUT. Foi em você que eu vomitei naquele avião de garimpeiros, enquanto volteávamos numa fazenda na divisa do Mato Grosso com o Pará. E foi você que tratou de mim quando eu me envenenei com um tambaqui, ou sabe deus o que, e quase cheguei morto a São Paulo, com uma caganeira descomunal e uma febre de 40 graus, depois de mais de dez horas de vôo em um Bandeirante, sem banheiro.

João, você foi meu parceiro nas aventuras do jornalismo e da vida. Foi você que primeiro fotografou e partilhou comigo a felicidade da chegada da Bianca. Foi para você que eu liguei quando o Enrico, a Carolina e a Nina nasceram.
Você partilhou as minhas angústias e as minhas desilusões, o meu sucesso e o meu fracasso.

Droga João. Quem te deu o direito de ir para esta reportagem sozinho? E o livro que nós faríamos juntos percorrendo a América Latina, da Argentina até o México, para coroar o nosso sonho de um só continente, um mesmo pensamento?

Você foi sozinho para esta, João. E eu te vejo sempre com aquele sorriso esgarçado como a rir do mundo e da vida. Logo agora que iriamos nos aproveitar dos sessenta, da experiência, da falta de ansiedade, para nos divertir um pouco.

Vai com Deus, meu amigo, meu parceiro, meu irmão. Vai na frente, logo nos encontraremos. Enquanto isso, vamos sentir a sua falta, prantear a ausência do seu talento e da sua amizade. Mas, guardaremos de você sempre as melhores lembranças da vida.

4 comentários:

  1. saudades João,sentiremos sua falta no Face com suas poesias e boa música,que Deus lhe receba com muita luz na sua nova morada!
    Vá em Paz!

    ResponderExcluir
  2. Nunzio, querido, lamento muito a perda do João. Só pensei em você quando soube da notícia... Tristeza.
    Um abraço apertado! Com carinho, Helô.

    ResponderExcluir
  3. Nunzio, apesar de ter te visto poucas vezes, encontrava você em muitas conversas que tinha como meu pai. Ficava fascinado, ouvindo um homem que eu admirava tanto falar o quanto ele admirava outro homem; você. Mais do que te chamar de irmão, parecia que existia uma relação maior entre os dois do que apenas a amizade. Não foram poucas vezes que eu ouvi: "Com o Nunzio, eu posso contar. O Nunzio é como eu." Ele era muito grato a você. E eu também sou.
    André Bittar

    ResponderExcluir
  4. Nunzio, passarei o link deste posta para um amigo (o Cesar), que partilhou da companhia, e do carinho do João. Sem duvida ele dará uma passada por aqui.
    Farei isso pois suas palavras me tocaram a alma: pela simplicidade, carinho, e amor com que foram ditas.
    Sinto, ao lê-as, como se estivesse revivendo os meus momentos com ele; esse seu dividir sentimentos com a gente o engrandece, e me faz admirá-lo.
    Um grande abraço, somos irmão nesse Amor.

    ResponderExcluir