sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aconteceu e continua acontecendo


A famosa cena do motel: censura americana escandalizada. Gable nao usava camiseta
Sugestão para salvar um fim de semana ou aquela noite de domingo insuportável: recorrer à locadora mais próxima, ou baixar da internet, uma comédia impagável Aconteceu naquela noite. Não há banzo que resista.
Aliás, agora que a Luzineide voltou vale uma súplica: depois do sucesso da mostra de John Ford, no CCBB, porque não fazer uma mostra com filmes de Frank Capra? Um não tem nada a ver com o outro, mas justamente por isso seria mais do que interessante.
Aconteceu, produzido em 1934 pela Columbia, foi um dos primeiros filmes em que o personagem principal é um repórter, Peter Warne, interpretado de forma brilhante por Clark Gable. Seu personagem é digno, mas sem um pingo de caráter. E eu não tinha nem nascido quando o roteiro foi escrito por Robert Riskin.
Capra era ítalo-americano. Nasceu na Itália. Mais precisamente na Sicilia do meu pai. Por isso mesmo percorre a historinha boba da menina mimada que foge do pai para casar com um escroque com um humor impagável. Retrata a delinqüência da elite americana ao mesmo tempo em que mostra o cenário da depressão.
Há uma célebre sequência em um motel impagável e mostra uma Claudette Colbert maravilhosamente engraçada.
Estratégia para carona: método eficaz
Warne-Gable tem o cacoete que se tornaria marca registrada de todo o jornalista. Diz que vai escrever um livro com regras de como se despir. E, depois, numa cena magistral, explica seu conhecimento aprofundado da arte de pedir carona, assunto para o qual ele também promete aprofundar em um opúsculo. Só faltou ele dizer que iria abrir um bar em Ubatuba, ou mudar-se para Punta Ballena para refletir sobre a existência.
Aconteceu tem outra marca importante: o escândalo. Clark Gable na sequência do motel tira a camisa e não está usando camiseta, o que escandalizou os censores da época. Mais até do que a cena onde Ellen-Colbert ensina Warne-Gable a pedir carona, revelando a sua perna.
O filme foi o primeiro a ganhar os cinco grandes Oscars: melhor filme, melhor diretor, melhor atriz, melhor ator e melhor roteiro. Uma delícia!




Um comentário:

  1. Grande filme, diversão de qualidade garantida.
    e alem de todas virtudes e os Oscars que lhe foram atribuidos, assim como em toda obra de Frank Capra, uma fotografia lindissima que não se preocupa em ser bela mas ajudar a contar a historia.

    ResponderExcluir